DestaquesNotícias

PF afasta prefeito bolsonarista de Sorocaba, Rodrigo Manga, por suspeita de corrupção na Saúde

(Fonte: Uruau. O Canal Pororoca reconhece a autoria integral do site sobre o texto abaixo.)

O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo por 180 dias, por decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, após pedido da Polícia Federal, nesta quinta-feira (6). A medida faz parte da segunda fase da Operação Copia e Cola, que apura desvios milionários em contratos da área da saúde firmados pela Prefeitura.

Durante a ação, a PF cumpriu sete mandados de busca e apreensão e duas prisões preventivas. Entre os presos está Marco Silva Mott, empresário e amigo pessoal do prefeito, apontado como lobista e operador financeiro de contratos suspeitos. A Justiça determinou o bloqueio de R$ 6,5 milhões em bens dos investigados.

Manga, conhecido nacionalmente como o “prefeito tiktoker” por sua intensa presença nas redes sociais, está em Brasília e reagiu nas redes ao afastamento: “Acredite se quiser, me afastaram do cargo de prefeito… Os caras tentam tirar do jogo qualquer um que ameaça a candidatura deles”, publicou.

A Operação Copia e Cola investiga a contratação emergencial de uma organização social (OS) para gerenciar unidades de saúde do município. Segundo a PF, a análise de documentos da primeira fase, deflagrada em abril, revelou novas empresas e pessoas físicas envolvidas no suposto esquema de corrupção, peculato e lavagem de dinheiro.

O vice-prefeito Fernando Neto (PSD) assumirá a prefeitura interinamente. A Câmara Municipal e o Ministério Público foram notificados da decisão judicial.

Manga foi reeleito em 2024 com forte apelo digital, impulsionado por vídeos de marketing político e ações promocionais que viralizavam no TikTok. Sua imagem, antes associada à popularidade, agora enfrenta o impacto de uma das maiores operações contra corrupção na saúde de Sorocaba.

Assine nossa newsletter para receber notícias diárias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *