Quando as ruas são tomadas pela paz e justiça, há esperança de alcançá-las; Cerca de 100 mil israelenses protestam contra Netanyahu nas ruas
(Fonte: GGN. O Canal Pororoca reconhece a autoria integral do portal sobre o texto.)
Aproximadamente 100 mil israelenses pediram o fim da guerra na Faixa de Gaza, de acordo com a estimativa do Fórum das Famílias dos Reféns, no último sábado (9). A manifestação ocorreu um dia depois do anúncio do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, sobre o plano de expandir as operações militares na Faixa de Gaza.
Netanyahu, no entanto, pretende assumir o controle militar de toda a região, onde impõe fome generalizada a mais de 2 milhões de palestinos, além de matá-los em ofensivas e enquanto buscam suprimentos básicos para sobreviver.
Israel, aliás, impede a entrada da ajuda humanitária para a população, que na maioria apresenta sintomas de desnutrição grave.
Na capital Tel Aviv, os manifestantes exigiam a libertação dos reféns ainda mantidos em Gaza pelo grupo militar Hamas. Estima-se que dos 49 presos, 27 estejam mortos.
As famílias defendem o cessar-fogo com o Hamas e são favoráveis à paz com os palestinos.
O premiê, no entanto, se mantém firme no objetivo de “liberar Gaza do Hamas”, mesmo diante de ondas de condenações internacionais e locais.
*Com informações da AFP.