DestaquesNotíciasPolitica

Netanyahu discursa hoje na ONU

Redação G1

Sob isolamento crescente, Netanyahu criticará países por reconhecer Estado Palestino em discurso da ONU.

Enfrentando isolamento internacional, acusações de crimes de guerra e crescente pressão para encerrar um conflito que se intensifica cada vez mais, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, terá nesta sexta-feira (26) a chance de contra-atacar no maior palco da comunidade internacional.

O discurso anual de Netanyahu na Assembleia Geral da ONU é sempre acompanhado de perto, e o líder israelense costuma ser enfático e ter falas dramáticas. E desta vez, as apostas são mais altas do que nunca para o líder israelense.

Nos últimos dias, Austrália, Canadá, França, Reino Unido e outros países anunciaram o reconhecimento de um Estado Palestino independente. O movimento enfureceu o governo Netanyahu, que nos últimos dias ameaçou com anexações e reiterou que a criação de um Estado Palestino não acontecerá.

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, discursou virtualmente na Assembleia Geral da ONU na quinta-feira. Ele disse que não haverá paz no Oriente Médio se não houver um Estado palestino. 

Nesse contexto, Netanyahu adiantou qual será o tom de seu discurso na ONU em fala antes de embarcar rumo a Nova York na quinta-feira. Seu avião teve que fazer uma rota especial para evitar sobrevoar países europeus signatários do Tribunal Penal Internacional (TPI), que poderiam interceptar seu avião para cumprir um mandado de prisão contra ele.

Os discursos de Netanyahu na ONU frequentemente são alvo de protestos, e desta vez não será diferente: uma manifestação pró-Palestina está marcada em frente à sede da ONU, em Nova York, para o momento em que o premiê israelense estiver no púlpito, por volta das 10h no horário de Brasília. Apoiadores da causa palestina protestaram em frente a seu hotel na noite de quinta-feira.

Assine nossa newsletter para receber notícias diárias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *