DestaquesDeu na MídiaDireitos Humanos

Brasileiros integrantes da missão humanitária Flotilha Global Sumud são deportados para a Jordânia

Grupo de 13 ativistas que estava em prisão israelense foi transferido por via terrestre nesta terça, 7, segundo governos brasileiro e jordaniano. Flotilha levava ajuda humanitária a Gaza quando foi interceptada por tropas israelenses. Total de deportados por Israel chegou a 471.

“Após negociações conduzidas pelo governo brasileiro, por meio da Embaixada do Brasil em Tel Aviv, os 13 brasileiros que integravam a flotilha Global Sumud, entre eles a Deputada Federal Luizianne Lins (PT-CE), foram conduzidos até a fronteira com a Jordânia e libertados. Diplomatas das Embaixadas em Tel Aviv e em Amã receberam os ativistas que estão, nesse momento, sendo transportados para a capital jordaniana em veículo providenciado pela Embaixada brasileira naquele país”, afirmou o Itamaraty em nota.

Além da deputada, integram o grupo Thiago Ávila, Bruno Gilga, Lisiane Proença, Magno Costa, a vereadora Mariana Conti, Ariadne Telles, Mansur Peixoto, Gabriele Tolotti, Mohamad El Kadri, Lucas Gusmão, João Aguiar e Miguel Castro.

De acordo com o informe, os ativistas foram transportados pela Ponte Allenby/Rei Hussein pelas autoridades israelenses até a fronteira, sem direito a comunicação ou interação da diplomacia internacional. A assistência só pode ser dada após a chegada no país vizinho.

A Flotilha Global Sumud tinha caráter pacífico e tentava levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza em 50 embarcações com 420 ativistas de diferentes nacionalidades, quando foi interceptada no início do mês de outubro em águas internacionais por forças militares do Estado de Israel,

A interceptação em águas internacionais foi considerada ilegal e arbitraria pelo MRE, que chegou a notificar formalmente o governo de Israel por meio da Embaixada do Brasil em Tel Aviv e da Embaixada de Israel em Brasília. 

Assine nossa newsletter para receber notícias diárias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *