DestaquesDireitos HumanosNotícias

Confira a Programação do IMF na II Marcha Nacional das Mulheres Negras

Na próxima semana, o Instituto Marielle Franco estará em Brasília para uma agenda potente de memória, reparação e bem viver, no marco da II Marcha Nacional das Mulheres Negras, um momento histórico para o movimento de mulheres negras, dia 25 de novembro.

O Instituto Marielle Franco chega com uma série de ações que reafirmam o legado da minha mãe, Marielle Franco, e fortalecem o movimento de mulheres negras em todo o país. Quero muito que você esteja com a gente — acompanhando, compartilhando e seguindo conosco na luta por memória e justiça.Confira nossa programação:

22/11 — Lançamento do livro Rosas das Resistências

17h | Casa Comum / Brasília A obra reúne trajetórias e aprendizados de dez mulheres negras que disputaram as eleições de 2024 e seguem movendo a política brasileira a partir dos seus territórios. O livro nasce do projeto Fundo de Respiro do IMF, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo. O evento é aberto ao público e contará com distribuição gratuita do livro e sessão de autografos com autoras.

24/11 — 3º Encontro da Bancada Marielle Franco

Reuniremos parlamentares negras brasileiras e latino-americanas para debater estratégias conjuntas de democracia, justiça racial, memória e proteção. A Bancada é a afirmação viva de que o projeto político negro, popular e feminista segue se ampliando.

25/11 — Nos encontraremos em diferentes eventos: Sessão Solene na Câmara dos Deputados

9h às 12h30 – Transmissão ao vivo pela Tv Câmara A Câmara se abre para ouvir as vozes das mulheres negras do Brasil. Estarei na mesa dedicada à pautar sobre a memória e o legado de Marielle e de tantas outras mulheres que pavimentaram o caminho até aqui.Lançamento do Manifesto da Rede de Sementes

Documento político e poético que reúne diagnósticos, memórias e reivindicações de mulheres negras de todas as regiões do país — ativistas, coletivos e lideranças que seguem fazendo florescer o legado de Marielle que lançaremos durante em ocasião da Marcha.

Memorial Vivo na II Marcha Nacional das Mulheres Negras

10h às 16h – Na Marcha, realizaremos a intervenção Memorial Vivo – As Rosas da Resistência Nascem do Asfalto, com a Bike de Memórias — onde cada mulher negra poderá registrar e eternizar sua história na construção coletiva da memória da Marcha.Voltamos a Brasília dez anos depois da primeira Marcha, e dez anos depois da eleição de Marielle, para afirmar juntas que nossa história não cabe no esquecimento. Seguimos movidas pela força das que vieram antes e pelo compromisso com um futuro onde nossas vidas, nossas memórias e nossas lutas sejam plenamente reconhecidas.

Esta postagem é uma reprodução do convite, em apoio ao Instituto e o seu trabalho.

Assine nossa newsletter para receber notícias diárias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *