Caso Epstein: Novas fotos expõem conexões com Trump e Clinton
Num movimento pela transparência, os Democratas da Comissão de Supervisão da Câmara dos EUA liberaram nesta sexta-feira (12) um primeiro lote de fotos provenientes da propriedade de Jeffrey Epstein. As imagens escancaram a rede de proximidade do falecido criminoso sexual condenado com algumas das figuras mais poderosas do planeta, incluindo o presidente Donald Trump, o ex-presidente Bill Clinton, o bilionário da tecnologia Bill Gates e o ex-secretário do Tesouro Larry Summers.
As aproximadamente 95.000 fotos obtidas pela Comissão são parte da investigação contínua sobre o caso Epstein. A liberação ocorre a uma semana do prazo final – 19 de dezembro – estipulado por lei para que o Departamento de Justiça libere todos os documentos relacionados a Epstein.
“Está na hora de acabar com o acobertamento da Casa Branca e trazer justiça às sobreviventes de Jeffrey Epstein e seus amigos poderosos”, declarou em comunicado o deputado Robert Garcia (Califórnia), principal democrata na Comissão de Supervisão. “Estas fotos perturbadoras levantam ainda mais questões sobre Epstein e seus relacionamentos com alguns dos homens mais poderosos do mundo. Não descansaremos até que o povo americano tenha a verdade. O Departamento de Justiça deve liberar todos os arquivos, AGORA.”
As imagens divulgadas reforçam a teia de conexões de Epstein com a elite financeira, política e cultural. Entre as fotos, vê-se Donald Trump sorrindo ao lado de várias mulheres (com rostos ocultados) e em conversa com o próprio Epstein. Outra imagem mostra um produto de humor duvidoso: preservativos com a caricatura de Trump e a frase “I’M HUUUUGE!” à venda por US$ 4,50.



Bill Clinton aparece em foto assinada, sorrindo ao lado de Epstein e de Ghislaine Maxwell, cumplice condenada do esquema de tráfico sexual. Clinton alega ter cortado laços anos antes da prisão de Epstein.

A lista inclui ainda o ex-estrategista-chefe de Trump, Steve Bannon, fotografado em momentos de aparente intimidade com Epstein; o cineasta Woody Allen; o empresário Richard Branson; e o advogado Alan Dershowitz.



