Forças especiais dos EUA interceptam um navio cargueiro que viajava entre a China e o Irã e destroem sua carga
(Fonte: Pátria Latina.)
Uma equipe de operações especiais dos EUA interceptou um navio cargueiro no Oceano Índico que viajava da China para o Irã e apreendeu sua carga, supostamente destinada à produção militar iraniana, informou o The Wall Street Journal na sexta-feira , citando autoridades americanas.
A operação, que ainda não foi divulgada, teria ocorrido em novembro em um local não especificado próximo à costa do Sri Lanka. Os militares abordaram a embarcação, destruíram sua carga e, em seguida, permitiram que ela continuasse sua viagem. O alvo já havia sido rastreado pela inteligência americana.
Não está claro o que o navio transportava, mas um oficial indicou que a carga consistia em componentes de dupla utilização, aproveitáveis tanto em aplicações civis quanto na fabricação de armas convencionais. Esta é a primeira vez em vários anos que as forças armadas dos EUA interceptam um navio vindo da China com destino ao Irã, segundo o jornal.
A ação ocorreu na mesma semana em que militares dos EUA invadiram um petroleiro na costa da Venezuela, em meio à escalada da agressão americana contra a Venezuela.
Caracas classificou o incidente como um “roubo descarado” e um “ato de pirataria internacional”.
Maduro denunciou a situação como ” um ato absolutamente criminoso e ilegal ” e acusou a Casa Branca de agir ” como piratas do Caribe contra uma embarcação mercante, comercial, civil, privada, um navio da paz”.
