DestaquesDeu na MídiaPolitica

Apoiadores comemoram e oposição critica desfile homenageando Lula no Carnaval do Rio

Fontes: Correio do Povo*, Poder 360**

O desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizado na noite de domingo, 15, e madrugada de segunda-feira, 16, no Marquês de Sapucaí, provocou diferentes reações nas redes sociais e no meio político, com manifestações de apoio por parte de aliados do governo e críticas da oposição, que chegou a anunciar medidas judiciais.

Apoiadores do presidente comemoraram nas redes sociais o desfile da Acadêmicos de Niterói. A escola foi a primeira a desfilar no Marquês de Sapucaí no domingo.

A escola levou à avenida o samba-enredo que celebrou Lula, destacando sua origem como operário, além de episódios marcantes da política brasileira recente.

O enredo da Acadêmicos de Niterói, além da homenagem a Lula, também incluiu sátiras a adversários políticos.

Na comissão de frente, um ator representando Jair Bolsonaro apareceu caracterizado como um palhaço e, em seguida, foi mostrado atrás de grades, em uma encenação que repercutiu nas redes sociais e gerou reações de aliados do ex-presidente.

Lula acompanhou o desfile de um camarote da Prefeitura do Rio, ao lado do prefeito Eduardo Paes e de ministros do governo. A primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, também esteve presente, mas não desfilou.

líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães, disse que a homenagem feita pela Acadêmicos de Niterói a Lula “foi conduzida com arte, memória e resistência”. “Cada ala, cada verso e cada batida reafirmaram que o samba também é voz do povo, é luta e é esperança que insiste em florescer. Foi um espetáculo que arrepiou, levantou o público e mostrou que nossa cultura segue viva, forte e transformadora”, publicou no X.

O senador e ex-ministro da Saúde Humberto Costa também elogiou o desfile. Disse que a escola “narra a história desse nordestino (Lula) que dedicou a vida ao povo”. “Quem passou fome, hoje alimenta a alma do Carnaval. A Acadêmicos de Niterói narra a história desse nordestino que dedicou a vida ao povo. É emoção que não acaba mais!”, afirmou ele nas redes sociais.

“A avenida pulsou diferente. A Acadêmicos de Niterói transformou o Sambódromo da Marquês de Sapucaí em um grande manifesto cultural, com um desfile potente, emocionante e cheio de significado”, completou.

A oposição ao presidente da República criticou o desfile da Acadêmicos de Niterói homenageando o petista. O Partido Novo anunciou que acionará a Justiça Eleitoral para pedir a inelegibilidade do presidente.

As manifestações de congressistas como Flávio Bolsonaro (PL), Gustavo Gayer (PL-GO), Kim Kataguiri (União Brasil-SP) e Romeu Zema (Novo) consideraram o desfile como propaganda eleitoral antecipada, intolerância religiosa e viés político durante o desfile.

A Acadêmicos de Niterói estreou no Grupo Especial do Carnaval do Rio com um samba-enredo sobre Lula: “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. O mulungu é uma árvore nativa do Brasil, encontrada principalmente na Caatinga e na Mata Atlântica. Seu nome científico é Erythrina velutina. Pode atingir até 15 metros de altura. A planta produz flores vermelhas de agosto a janeiro, período em que fica sem folhas. A origem do nome vem do tupi “mussungú” ou “muzungú”, com possíveis raízes etimológicas africanas relacionadas ao significado de “pandeiro”.

*https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/pol%C3%ADtica/apoiadores-comemoram-e-oposicao-critica-desfile-homenageando-lula-no-carnaval-do-rio-1.1690613

**https://www.poder360.com.br/poder-brasil/oposicao-critica-desfile-em-homenagem-a-lula-na-sapucai/

Assine nossa newsletter para receber notícias diárias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *