DestaquesDireito e JustiçaLeituraMemóriasNotícias

Avenida Araceli: Uma Mudança Necessária em Vitória (ES)

(Fontes: G1)

O problema

Mudança do nome da Avenida Dante Michelini para Avenida Araceli em Vitória (ES), para honrar uma vida perdida

Caros moradores de Vitória,

Esta é uma história de dor, mas também de esperança e justiça.

Iniciamos esta petição para solicitar a mudança do nome da Avenida Dante Michelini para Avenida Araceli, como uma forma de honrar e trazer justiça simbólica à Araceli Crespo, de apenas 8 anos, brutalmente assassinada em 1973.

Araceli foi drogada, estuprada e morta por um grupo de homens influentes em nossa cidade, em um caso que chocou o país e ainda hoje é lembrado com tristeza e indignação.

Desaparecimento intrigou família da menina Araceli, no Espírito Santo

O atual nome da avenida na orla de Camburi foi uma homenagem a Dante Michelini, empresário que foi pai e avô de Dante de Barros Michelini e seu filho, Dante Brito Michelini (Dantinho), denunciados juntos a Paulo Helal (Paulinho) pelo assassinato da menina em 18 de maio de 1973, quando desapareceu e foi encontrada morta dias depois, próxima ao Hospital Infantil.

Pai de Araceli reconheceu o corpo encontrado, no Espírito Santo

Dante Michelini (Dantinho), um dos investigados no caso, nunca foi condenado pelo crime, e a avenida que carrega o seu nome é uma dolorosa lembrança da impunidade que ainda reina em muitos casos de violência contra crianças e adolescentes em nosso estado e no Brasil.

Ah, mas há quem diga: a homenagem é para o patriarca, o avô de Dantinho, e foi concedida alguns anos antes do assassinato de Araceli…oras, não muda o pleito! O desenrolar do caso tem relação direta com a poderosa família e influências apontadas no processo, e, mais ainda, com a marca Michelini, reproduzida por gerações, nos nomes dos próprios acusados. – Trecho retirado do Jornal Século Diário

E muito mais do que isso, o nome não se trata de uma simples referência ao parentesco do avô, mas é – exatamente – o mesmo nome dos denunciados.

Seu apoio é vital para essa causa. Ao assinar esta petição, você está ajudando a enviar uma mensagem clara para a Câmara Municipal de Vereadores de Vitória, a Prefeitura de Vitória e o Governo do Estado do Espírito Santo de que estamos prontos para mudar, e de que queremos uma cidade que lembra e respeita suas vítimas, e não seus criminosos.

Sua assinatura é um testemunho de que você se importa com o nosso passado, o nosso presente e o nosso futuro. É uma promessa para Araceli, e para todas as crianças de Vitória, de que não nos esqueceremos e jamais descansaremos.

Obrigado pelo seu apoio.

Assine nossa newsletter para receber notícias diárias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *