Calderano barrado nos EUA e fora do Grand Smash; viagem a Cuba em 2023 é o motivo
Hugo Calderano é barrado de competir no Grand Smash de Tênis de Mesa em Las Vegas. O principal nome do Brasil no esporte foi impedido de entrar nos Estados Unidos durante escala em Houston, ficando de fora do importante torneio que começa nesta sexta-feira (4).
A ausência de Calderano causa surpresa e frustração no mundo do tênis de mesa. O atleta olímpico, atual número 5 do ranking mundial e cabeça de chave em Las Vegas, era considerado um dos favoritos ao título.
A razão? Uma viagem realizada por Hugo a Cuba em outubro de 2023, realizado em prol da participação do atleta no Campeonato Pan-Americano e da qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
A visita ao país, que enfrenta sanções econômicas dos EUA há décadas, acionou restrições na política de imigração norte-americana, bloqueando a entrada do atleta no território. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) confirmou o ocorrido e expressou apoio ao atleta, mas não há tempo para reverter a situação antes do início do torneio.
“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil. É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos” relato do atleta em seu site.
Enquanto Calderano retorna ao Brasil sem competir, o Grand Smash de Las Vegas perde um de seus principais astros.