MundoNotícias

Estadunidenses condenam assassinato de mulher pelas forças anti-imigração de Trump

Fonte: Brasil de Fato. O Canal Pororoca reconhece a autoria integral do autor sobre o texto abaixo

morte de uma mulher na cidade de Minneapolis após ataque do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) pode ter causado um aumento na rejeição às políticas anti-imigração de Donald Trump entre os estadunidenses. É o que indica uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (13) sobre o instituto YouGov, que realiza questionários e análises de dados.

Segundo o levantamento, a grande maioria dos cidadãos dos EUA (91%) ao menos ouviu falar sobre o episódio que levou à morte de Renee Nicole Good, incluindo 69% que disseram ter visto vídeos do caso. E a maior parte das pessoas (50% contra 30%, já que houve quem não opinasse) considera que o tiroteio foi injustificado.

A mesma pesquisa indicou que há mais pessoas favoráveis à dissolução do ICE na comparação com os que são favoráveis à permanência da patrulha anti-imigração (46% contra 43%, respectivamente).

A comunicadora Zoe Alexandra, editora do Peoples Dispatch, veículo de mídia alternativa que compartilha a visão de movimentos populares pelo mundo, conversou com a equipe do jornal Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato, horas após a divulgação dos números da pesquisa. Ela apontou que esta foi a primeira vez que o número de pessoas favoráveis à dissolução do ICE, contrariando muitas pesquisas anteriores e fortalecendo os atos que tomam as ruas de diversas cidades do país desde a morte de Renee Good, na quarta-feira da última semana.

“Essa resposta violenta da administração Trump jogou a favor dos manifestantes e do movimento contra o ICE. Muitas pessoas da sociedade viram que essa política de atacar as comunidades migrantes, chamar qualquer pessoa de terrorista, pode atingir qualquer um de nós”, apontou Alexandra.

Segundo a comunicadora, o assassinato a sangue-frio de Renee Good fez com que muitas pessoas passassem a exigir o julgamento e a condenação dos agentes do ICE envolvidos no caso. A pressão foi sentida também durante a cerimônia do Globo de Ouro, no último domingo (11), com manifestações de estrelas como Mark Ruffalo.

“Essas intervenções da comunidade artística são bem importantes para criar uma pressão social. Os governantes das cidades, os fiscais, vão sentir a pressão. E Trump vai ficar abalado com a pressão das ruas. Já vimos a frustração dele quando saíram milhares de pessoas às ruas para protestar. Ele não esperava essa resposta”, completou Zoe Alexandra.

Assine nossa newsletter para receber notícias diárias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *