Hamas e Israel confirmam assinatura da primeira parte do acordo de paz
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira, 8, que Israel e Hamas assinaram a primeira fase do que chamou de acordo de paz para a Faixa de Gaza. A informação foi divulgada através de publicação na Truth Social.
De acordo com o republicano, todos os reféns serão libertados “em breve” e Israel deve retirar suas tropas até uma “linha acordada”, sem dar detalhes sobre quando a soltura dos reféns acontecerá ou qual é, exatamente, essa “linha acordada”.
O grupo palestino Hamas confirmou que um acordo foi alcançado com Israel, com mediação dos Estados Unidos, para encerrar a guerra em Gaza, garantindo a retirada completa das forças de ocupação, permitindo a entrada de ajuda humanitária e implementando a troca de prisioneiros.
O Hamas agradeceu ao Catar, Egito, Turquia e ao presidente dos EUA, Donald Trump, por seus esforços de mediação e também pediu que Trump e outras autoridades internacionais garantam que o governo de ocupação israelense cumpra integralmente os termos do acordo.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, divulgou uma declaração comemorando a perspectiva de libertação dos reféns e chamando a primeira fase do acordo de paz como “um grande dia para Israel”.
Ele afirmou que convocará o governo israelense nesta quinta, 09, para aprovar o acordo e trazer todos os reféns para casa. Netanyahu também agradeceu às tropas israelenses e a Donald Trump “pela mobilização para esta missão sagrada de libertar nossos reféns”.