A Voz do GovernoDestaques

Lula se reúne com Trump na Malásia e discute relações entre Brasil e os EUA

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump se reuniram neste domingo (26) em Kuala Lumpur, na Malásia, em um esforço para destravar as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos. O encontro ocorreu durante a Cúpula da Asean.

Lula pediu a suspensão imediata das tarifas de 50% que os EUA impuseram sobre produtos brasileiros em julho. Lula defendeu que, enquanto as nações estiverem em negociação, as medidas protecionistas deveriam ser congeladas.

“O Brasil tem interesse de ter uma relação extraordinária com os Estados Unidos. Não há nenhuma razão para que haja qualquer desavença entre Brasil e Estados Unidos, porque nós temos certeza que, na hora em que dois presidentes sentam em uma mesa, cada um coloca seu ponto de vista, cada um coloca seus problemas, a tendência natural é encaminhar para um acordo”, afirmou Lula.

O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, que acompanhou o encontro ao lado do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, avaliou o resultado de forma extremamente positiva. Ele revelou que o presidente Trump autorizou sua equipe a iniciar as negociações para revisão das tarifas ainda na noite de domingo, horário local.

“A reunião foi muito positiva, o saldo final é ótimo. O presidente Trump declarou que dará instruções a sua equipe para que comece um processo, um período de negociação bilateral, que deve se iniciar hoje ainda, porque é para tudo ser resolvido em pouco tempo”, afirmou o chanceler.

Ficou acertado que Trump visitará o Brasil e Lula fará uma visita aos Estados Unidos, em datas a serem definidas.

(Fontes de informação; Agência Brasil, G1, BBC.)

Assine nossa newsletter para receber notícias diárias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *