Por unanimidade, servidores públicos do ES aprovam greve geral a partir dessa terça-feira
(Fonte: Graffitinews. O Canal Pororoca reconhece a autoria integral do site sobre o texto abaixo.)
Conforme decisão da Assembleia Geral Unificada da última quarta-feira (1º), os servidores públicos estaduais entram em greve geral em todos os 78 municípios capixabas, a partir da zero hora dessa terça-feira (7).
“São três mandatos esperando o governador fazer algo. Nossa categoria teve perda de 50% na renda. A greve é nossa única saída. Queremos melhores condições para nossas famílias e para continuar atendendo com dignidade”, diz o técnico agrícola do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Iosmar Mansk.
Governo do ES alegou “tarifaço de Trump” para cancelar reunião em junho
Inicialmente agendada para junho, a reunião havia sido cancelada sob justificativa do impacto do tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.. Renata Setúbal, presidenta do Sindipúblicos-ES, reforçou que o sindicato permanece aberto ao diálogo, mas cobra medidas concretas. “Não será uma reunião que irá desmobilizar nossa greve. Precisamos de uma proposta efetiva. Já estamos cansados de promessas. Enquanto isso, nossos salários se corroem com a falta de valorização”, afirmou.
De acordo com o Sindicato, a proposta de reestruturação representa apenas 1,1% de impacto na folha de pagamento, mas pode recuperar até 30% das perdas salariais acumuladas, que já ultrapassam 50% nos últimos 23 anos. Assim, é destacado que a reestruturação contribuirá para evitar a evasão de servidores no Executivo Estadual que já supera 40%, reflexo direto da desvalorização histórica.
A proposta apresentada pelo Sindipúblicos, após estudo técnico das carreiras da base ativa, defende uma recuperação média de 30% das perdas salariais que ultrapassam 50%. Com impacto mínimo de 1% na folha de pagamento do Estado, mas de grande impacto na vida dos servidores. Serão impactados 3,7 mil servidores de 14 autarquias e secretarias.
“Não vamos recuar”
“Não vamos recuar. Seguimos juntos até a vitória. Reunião sem proposta não resolve. Queremos uma resposta concreta para discutir com a categoria”, destaca Renata Setúbal, presidenta do Sindipúblicos. O Sindicato irá seguir todos os trâmites legais, como prazos e percentuais de trabalho. A entidade sindical solicita que durante a greve geral seja acompanhada através do site oficial e as redes sociais do Sindipíblicos-ES, onde serão fornecidas mais informações.
“A greve é, infelizmente, a única forma que temos hoje de abrir espaço para negociação com o Estado. O que estamos fazendo aqui não é somente por nós, mas pelos nossos filhos e pelas futuras gerações. Essa mobilização é histórica e vai reverberar por décadas. A última grande organização da nossa categoria foi em 2015, e agora estamos retomando essa força coletiva com ainda mais consciência e união”, comentou Gustavo Coutinho, servidor do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).
Às vésperas da greve geral, governador põe seu vice para conversar
O governador Renato Casagrande (PSB) indicou o pré-candidato a governador nas eleições de 2026, Ricardo Ferraço (MDB), que ocupa atualmente o cargo de vice-governador e está em pré-campanha eleitoral, para representá-lo e discutir a reestruturação das carreiras do funcionalismo público estadual. A reunião com a diretoria do Sindipúblicos-ES está agendada para esta segunda-feira (6), às 9 horas.
O encontro com o político do MDB, segundo o sindicato, for confirmada pela assessoria palaciana. “O encontro ocorre em um momento de forte mobilização da categoria, que já aprovou o indicativo de uma greve geral em Assembleia Geral Unificada (AGU) realizada no último dia 17”, diz a entidade sindical em nota.
Cronograma para esta semana
Logo nesta segunda-feira (6), após reunião com o vice-governador Ricardo Ferraço, a diretoria do Sindipúblicos realizará uma live para atualizar a categoria sobre os desdobramentos. No dia seguinte, terça-feira (7), o movimento ganha as ruas com um ato em frente à Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), às 10h, seguido por reuniões de organização com o comitê de greve.
A quarta-feira (8) será dedicada à formação, com um debate sobre o orçamento estadual pela manhã e a exibição do documentário “O ABC da Greve” à tarde, em formato híbrido, no auditório do Sindipúblicos e online. Na quinta-feira (9), o ato será em frente ao Incaper, com participação virtual de servidores do interior. Já na sexta-feira (10), a programação inclui uma assembleia geral unificada pela manhã e uma atividade de integração às 16h, na área de lazer do sindicato dos bancários.
A agenda completa será divulgada nos canais oficiais do sindicato, incluindo site e redes sociais. “Participe e vamos juntos conquistar a reestruturação das nossas carreiras! Destacamos que diante a dinâmica de um movimento grevista, a programação poderá ser alterada, por isso, recomendamos sempre que verifique nossos canais oficiais!”, diz a entidade sindical.