Reações à operação que mira Bolsonaro; enquanto aplaudimos, a extrema-direita mugi
Após as operações de hoje (18) na residência de Jair Bolsonaro, e a decisão de impor medidas cautelares no mesmo pelo Alexandre de Moraes, os veículos de informações brasileiros, e as redes sociais estão sendo local de fervorosas discussões e manifestações.
Enquanto comemoramos cada passo sendo tomado pela defesa da democracia e soberania nacional, as figuras de poder e o eleitorado de extrema-direita fazem o que sabem fazer de melhor: choram em vídeos sensacionalistas e criam narrativas para seu jogo sujo de manipular a opinião pública.
Vejamos algumas dessas manifestações:
Erika Hilton em seu perfil do X: “Hoje, o Brasil acordou com um grande sextou: Bolsonaro ouviu as três batidinhas na porta e agora terá que usar uma tornozeleira eletrônica. Além disso, ele está proibido de usar redes sociais, não pode se aproximar de embaixadas, conversar com embaixadores ou diplomatas e também não pode se comunicar com outros investigados, inclusive seus próprios filhos Carlos e Eduardo. Pois Bolsonaro está sendo acusado dos crimes de coação do processo, obstrução de investigação e atentado à soberania nacional. De acordo com o STF, Bolsonaro enviou R$ 2 MILHÕES aos EUA pra articular tarifas contra seu próprio país. Tudo em um grande esquema, articulado por ele e sua família, pra que Bolsonaro não seja responsabilizado pelos tantos outros crimes que cometeu e está sendo processado. Por isso, pra mim, isso ainda é POUCO. Isso tudo ainda é só o trailer do filme que o povo aguarda ansioso pelo lançamento. E nele, Bolsonaro será finalmente PRESO.”
Nikolas Ferreira , na mesma plataforma: “Busca e apreensão, tornozeleira, proibição de falar com embaixadores, diplomatas e até com o próprio filho Eduardo. Isso tudo um dia após Bolsonaro receber uma carta de apoio de Trump. Venezuela está com inveja.”
postagem de Sâmia Bonfim, deputada federal: “O cerco vai se fechando, o grande dia está cada vez mais próximo. Que venha a prisão e esse bandido responda por todos os crimes que cometeu contra o Brasil e os brasileiros! #BolsonaroNaCadeia”
“Desse jeito fica difícil reverter as sanções do Trump ao povo brasileiro, que não tem culpa de nada, mas que está sendo automaticamente penalizado pelos desvios econômicos do governo Lula que não tem gestão nenhuma, responsabilidade nenhuma. E, de outro lado, vinda pela ditadura do Supremo Tribunal Federal”, disse a líder da minoria, deputada Caroline De Toni (PL-SC) (fonte: CNN Brasil)
Alberto Cantalice, Membro do Diretório Nacional do PT e Diretor da Fundação Perseu Abramo, em rede social: “A punição de Bolsonaro e sua quadrilha por atentado ao Estado Democrático de Direito, nos dá a certeza de que no Brasil a democracia está a salvo. Porém, frágil. É preciso que a sociedade brasileira não se curve a arreganhos autoritários como em 1964.
DitaduraNuncaMais!”
O deputado Marcel Van Hattem fez um vídeo criticando altamente o STF, e, na mesma linha do Nikolas, fez alusão do Brasil estar se tornando uma “Venezuela”: “Mais uma vez, nós vemos a ditadura escalar no Brasil, nós estamos dizendo há muito tempo, o que está acontecendo no Brasil é o arbítrio atrás do outro, eu mesmo sou um dos perseguidos políticos hoje nesse país, quem ainda não enxergou isso, acorde, nós estamos virando Venezuela a passos muito largos, agora com a adição do IOF, também do todo poderoso imperador Alexandre de Moraes, nós vemos mais uma vez o judiciário fechando o Congresso Nacional, a lição mais importante das nossas vidas vai ser a próxima, em 2026, ou o Senado e a Câmara passam a ter o controle da oposição, ou a gente pode dar adeus à democracia no Brasil (…) E eu quero deixar para vocês aqui uma mensagem, (…) é o momento de reforçarmos o nosso intuito de melhorar o Brasil e de virar esse jogo, com vistas às eleições de 2026, principalmente para a Câmara e para o Senado (…).”
A contagem de postagens da massa popular já ultrapassou a casa das centenas de milhares à horas, segue alguns exemplos:

