Recado dos EUA ao bolsonarismo: Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo barrados ao tentar sabotar reunião entre Rubio e Vieira
Autoridades dos EUA teriam dito que mudaram as prioridades por conta da China e dispensaram a dupla que que buscava interferir na reunião diplomática entre Rubio e Vieira.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o empresário Paulo Figueiredo foram impedidos de se reunir com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, no Departamento de Estado dos Estados Unidos, na quarta-feira (16). Segundo informações da jornalista Maria Cristina Fernandes no programa Central GloboNews, os dois haviam ido até lá para tentar sabotar uma reunião que haveria entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira e Rubio.
Em sua redes sociais, Eduardo publicou um vídeo onde atacou o governo, menosprezando o encontro. A gravação foi divulgada horas depois de o governo brasileiro e os Estados Unidos anunciarem o interesse em ampliar a cooperação bilateral.
Na postagem, Eduardo disse que “tudo que o Brasil pediu, não conseguiu nada”, e acusou o Itamaraty de fracassar nas negociações. No entanto, no comunicado oficial de Washington, a conversa entre Mauro Vieira e Marco Rubio foi classificada como positiva.
A conversa durou pouco mais de uma hora e serviu para reabrir o diálogo de alto nível entre os dois países. Ficou acordado o início de novas tratativas para um futuro encontro entre o presidente Lula (PT) e Donald Trump, ainda sem data definida.