Viva Lenin!
Fonte: Texto reproduzido, na íntegra, da página Plataforma Antifascista, no facebook.
No dia 21 de Janeiro de 1924 morreu Vladimir Ilyich Ulianov, comumente conhecido como Vladimir Lenin, considerado uma das figuras mais importantes e influentes do século XX, principal liderança da Revolução de Outubro de 1917 na Rússia e uma das maiores influências do movimento comunista internacional.
Vladimir Ilitch Ulianov nasceu em 22 de abril de 1870, em Simbirsk, no coração da Rússia. Os pais de Lênin eram professores e tiveram seis filhos, dos quais os cinco que sobreviveram, criados em meio à feroz repressão da década de 1870 na Rússia dos czares, tornaram-se revolucionários quase que automaticamente.
A contribuição de Lênin enquanto intelectual revolucionário e militante político foi decisiva para manter autêntico o legado histórico do marxismo, quando, ainda no final do século XIX, dirigentes da social democracia europeia passaram a negar a perspectiva revolucionária de transformação da ordem política e social. Lênin transformou o Partido Bolchevique russo no instrumento de propaganda ideológica e organização política que, se colocando a serviço dos interesses da classe trabalhadora, foi capaz de promover de forma radical e consequente o enfrentamento à ordem burguesa e de liderar o conjunto do povo para a tomada do poder.
Lênin faleceu infelizmente quando a União Soviética dava seus primeiros passos como primeira grande experiência mundial de tomada de poder socialista.
