80 ANOS | Como o socialismo derrotou o fascismo com uma estratégia superior?
Não há que temer, há que reverenciar pelo débito que a humanidade tem. E o imperialismo teme o seu fantasma ou herdeiro.
(Fonte: @voztrabalhadora)
Como os comunistas soviéticos salvaram a humanidade da Alemanha nazista
Enquanto construía a primeira sociedade socialista da humanidade, a URSS teve apenas uma década para construir uma capacidade militar-industrial para uma guerra inevitável. 17 milhões de cidadãos soviéticos foram evacuados junto com as fábricas onde trabalhavam. Os soviéticos transferiram 1.523 fábricas em 1,5 milhão de vagões de trem em cinco meses sob bombardeio. Os trabalhadores labutaram dia e noite e construíram novas fábricas à medida que os trens chegavam nos novos locais. A produção de tanques soviéticos praticamente quadruplicou em um ano.
A liderança socialista não apenas mobilizou as massas, mas superou e derrotou seus inimigos, apesar de todas as vantagens materiais destes.
No Dia D, os imperialistas aliados enfrentaram 54 divisões alemãs. Paralelamente, o Exército Vermelho estava destruindo 156 divisões no Leste. Enquanto os exércitos capitalistas preservaram suas forças, o sistema soviético mobilizou todos.
A União Soviética impôs 9 milhões das 11,1 milhões de baixas militares da Alemanha. O Exército Vermelho derrotou o Exército Nazista em batalhas que decidiram o destino da humanidade: Moscou, Stalingrado, Kursk e Berlim.
Quem pagou esse preço revela quem salvou o mundo.
O preço: 27 milhões de mortes soviéticas, ou 13,8% de sua população. Das 85 milhões de mortes durante a guerra contra o fascismo, 59,8% eram socialistas, 13,1% eram povos colonizados e apenas 1% era anglo-americano.
Para uma leitura mais aprofundada, o Canal Pororoca recomenda: Os 80 anos da vitória na Guerra Mundial Antifascista
