Experiências socialistas unidas 🫱🏼🫲🏽 #NotíciasdaChina
Após a visita do ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez Parrilla, a Pequim em 5 de fevereiro, o porta-voz Lin Jian reafirmou que a China continuará a auxiliar e apoiar Cuba de todas as maneiras possíveis.
No dia seguinte, em 6 de fevereiro, o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, denunciou a interferência externa na soberania de Cuba. Já em 11 de fevereiro, Lin reiterou o compromisso da China em fornecer ajuda conforme necessário. O auxílio do país asiático inclui US$ 80 milhões (R$ 416 milhões) em fundos de emergência e 60.000 toneladas de arroz, aprovados pelo presidente Xi Jinping, enquanto os Estados Unidos intensificam a pressão por meio de tarifas sobre as nações que fornecem petróleo para a ilha.
🔎 Japão
As eleições de 8 de fevereiro consolidaram o poder da primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, com o Partido Liberal Democrático (PLD) conquistando 352 das 465 cadeiras, ultrapassando a maioria de 2/3 necessária para mudanças profundas na legislação. Isso possibilita reformas constitucionais, incluindo a revisão do Artigo 9, que renuncia à guerra e limita as forças armadas japonesas à autodefesa, potencialmente expandindo as tropas e os gastos militares.
Pequim condenou as declarações de Takaichi no final de 2025, que ameaçavam Taiwan — que é parte da China sob a Resolução 2758 da ONU, reconhecida pelo Japão — com ação militar. Em 9 de fevereiro, Lin instou Tóquio a respeitar os acordos, buscar o desenvolvimento pacífico e alertou que a imprudência da extrema direita poderia provocar reações negativas internas e internacionais.
O Notícias da China é um boletim semanal que oferece análises de desenvolvimentos importantes na China e sobre a China, a partir de uma perspectiva do Sul Global. Leia no #BrasildeFato 📲
