Jaques Wagner deixa liderança do governo no Senado após reunião com Lula
O senador Jaques Wagner (PT-BA) anunciou nesta quarta-feira (24) sua saída da liderança do governo no Senado. A decisão foi tomada após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ocorre em meio à crescente pressão política provocada pelas investigações relacionadas ao caso Banco Master.
A saída encerra dias de especulação em Brasília. Desde que foi alvo de uma operação da Polícia Federal ligada à investigação sobre o Banco Master, aliados do governo avaliavam que sua permanência na função poderia ampliar o desgaste político do Palácio do Planalto.
Embora não tenha sido formalmente acusado, Wagner passou a ser investigado por supostas vantagens indevidas relacionadas ao empresário Daniel Vorcaro, ligado ao extinto Banco Master. O senador nega qualquer irregularidade.
A mudança ocorre em um momento delicado para o governo Lula, que busca preservar sua base parlamentar enquanto enfrenta um ambiente político cada vez mais polarizado às vésperas das eleições. A definição do substituto de Wagner na liderança do governo no Senado deverá ser um dos próximos movimentos do Planalto para tentar conter os impactos da crise.
