Lula no G20: Ausência de Trump é “pregação” pelo fim do multilateralismo
(Fonte: CNN.)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu uma entrevista coletiva neste domingo (23) em Joanesburgo, na África do Sul, onde ocorreu a Cúpula dos Líderes do G20 e falou sobre a ausência de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, no fórum.
Ao ser questionado se a ausência dos EUA na assinatura da declaração do G20 era um sinal de enfraquecimento do fórum, Lula respondeu que só significava que o país norte-americano não estava presente no G20.
“Os EUA não estavam presente, portanto, não sabemos se concordou ou não concordou [com a declaração defendendo o combate às mudanças climáticas e condenando as disparidades econômicas e sociais no mundo]. O presidente Trump já se afastou da Unesco, da organização mundial do comércio. Ele está tentando fazendo uma pregação prática pelo fim do multilateralismo, tentando fortalecer o unilateralismo”, pontuou.
Além de Donald Trump, os presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, também não participaram do encontro (estes, porém, ainda enviarão representantes a Joanesburgo). “A ausência de um dirigente não significa nada para o G20, porque o G20 são as 20 maiores economias do mundo”, disse Lula neste domingo (23).
A Casa Branca disse que os EUA não iriam à reunião porque discordam da agenda de discussões proposta pelo país anfitrião. Sob a presidência sul-africana, o G20 debateu transição energética, formas de responder a desastres agravados pelas mudanças climáticas, exploração de minerais críticos e a dívida externa de países em desenvolvimento.
