Tarcísio é denunciado ao STF por incitação golpista e pode sofrer impeachment
O deputado federal Rui Falcão protocolou nesta segunda-feira (8) uma representação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O parlamentar acusa Tarcísio de cometer supostos crimes de coação contra o Judiciário, incitação ao crime e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
As acusações têm como base o discurso proferido por Tarcísio durante ato bolsonarista na Avenida Paulista no dia 7 de setembro. Em sua fala, o governador fez referência direta ao ministro Alexandre de Moraes, relator do processo sobre a tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, chamando-o de “ditador” e endossando os gritos de “Fora, Moraes” da plateia.
Na representação, Rui Falcão argumenta que as declarações ultrapassam os limites da liberdade de expressão e configuram uma tentativa de deslegitimar o STF e incitar a desobediência às decisões judiciais.
O documento pede a abertura de investigação pela Procuradoria-Geral da República (PGR), a imposição de medidas cautelares e a comunicação à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para eventual processo de impeachment.
Leia a íntegra da representação: