DestaquesDeu na MídiaPolitica

Venezuela fecha embaixada em Oslo após Nobel para María Corina Machado

O governo da Venezuela anunciou nesta segunda-feira, 13, o fechamento de sua embaixada em Oslo, capital da Noruega. A medida ocorre apenas três dias após a líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, ter ganhado o Prêmio Nobel da Paz.

Em um comunicado oficial, o governo de Nicolás Maduro afirmou que a decisão faz parte de uma “reestruturação integral” de seu serviço exterior para “otimizar os recursos do Estado”. O documento cita o fechamento das embaixadas na Noruega e na Austrália como parte de uma “redistribuição estratégica de recursos”.

“A embaixada da Venezuela nos informou que estava fechando suas portas, sem dar nenhuma razão”, disse uma porta-voz da chancelaria norueguesa. “É lamentável. Apesar de nossas divergências em várias questões, a Noruega deseja manter aberto o diálogo com a Venezuela”, acrescentou.

O anúncio acontece em um momento de alta tensão política. Na sexta-feira, 10, o Comitê Norueguês do Nobel concedeu o Prêmio da Paz a Machado “por seu incansável trabalho na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela”.

A chancelaria norueguesa fez questão de ressaltar que “o prêmio Nobel é independente do governo norueguês”.

Enquanto fecha as embaixadas na Noruega e na Austrália, o governo venezuelano anunciou, no mesmo comunicado, a abertura de novas representações diplomáticas no Zimbábue e em Burkina Faso. A medida, segundo o documento, faz parte de um “reforço da aliança estratégica com a África”.

Com esta decisão, o governo bolivariano reforça laços históricos com o continente africano e estabelece missões diplomáticas com duas nações irmãs, parceiras estratégicas na luta anticolonial e resistência contra pressões hegemônicas.

Assine nossa newsletter para receber notícias diárias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *